O clareamento dental é um dos procedimentos mais realizados nos consultórios odontológicos e, apesar da ampla difusão na odontologia e ter popularidade entre os pacientes, ele ainda gera muitas dúvidas. Resumidamente, o protocolo de tratamento consiste na aplicação de um gel clareador sobre os dentes que se deseja tornar mais claros. E como ele pode ser executado? Dependendo da técnica eleita ele pode ser executado pelo próprio paciente com auxílio de moldeiras personalizadas, pelo cirurgião-dentista no consultório, ou até mesmo associar o uso dessas duas técnicas.

A técnica de clareamento caseiro envolve o uso de moldeiras individuais personalizadas confeccionadas a partir da moldagem dos dentes em consultório. O gel clareador utilizado nesta técnica possui menor concentração do agente clareador e é aplicado em pequenas porções na área destinada a cada dente na moldeira. O paciente deve fazer uso da moldeira com o gel por cerca de 2 horas por dia por um período que pode variar de três a quatro semanas. Durante este período é importante que o paciente retorne ao consultório para consultas de controle.

O clareamento dental de consultório surgiu com a intenção de tornar o procedimento mais rápido, pois a aplicação do gel é feita diretamente nos dentes em consulta destinada para o procedimento. Para estes casos, faz-se necessária a aplicação de uma barreira protetora para a gengiva, uma vez que a concentração do gel clareador utilizado é elevada quando comparada ao clareamento caseiro e pode causar irritação ao tecido gengival. Quanto ao número de sessões necessárias para esta técnica vai depender dos resultados obtidos em cada sessão.

A associação das técnicas inicia-se com a realização de uma sessão de clareamento de consultório seguida pela técnica de clareamento caseiro, a ser iniciada no dia seguinte, por mais aproximadamente duas semanas.

Depois de entender a diferença entre as técnicas você deve estar se perguntando: existe alguma técnica que se diferencia por ser melhor? Ter resultados mais duradouros? Ser mais eficaz? A resposta para todas essas perguntas é não! Mas existe sim a melhor técnica voltada para você paciente, baseada nas suas necessidades, expectativas e limitações pessoais. Durante a consulta com o dentista alguns questionamentos serão feitos, dentre eles:

  1. Qual o tempo que você tem disponível para o tratamento?
  2. Você é adepto ao uso de moldeiras?
  3. Os seus dentes são sensíveis? Se sim, a sensibilidade é baixa ou alta?
  4. Você já fez clareamento alguma vez? Qual técnica? Qual foi sua experiência com o procedimento?

Após essa “entrevista” inicial, o dentista ainda fará uma avaliação clínica onde serão observadas algumas características peculiares aos dentes que serão clareados. Esta avaliação indicará se algumas das técnicas apresentadas acima será mais indicada para o seu caso em detrimento de outra. Lembre-se que o procedimento é seguro e eficaz, desde que bem indicado pelo seu dentista. O acompanhamento pelo dentista é fundamental para o êxito do procedimento.

Curioso para saber mais sobre clareamento? Seus efeitos adversos, riscos e restrições alimentares? Fique de olho que em breve um novo post com muita informação estará no ar!